18/04/2015

DICIONÁRIOS NO FEMININO - a visibildade das escritoras portuguesas e brasileiras



Dicionário de escritoras portuguesas : das origens à actualidade

Conceição Flores, Constância Lima Duarte, Zenóbia Collares Moreira
Florianópolis : Editora Mulheres, 2009.
349 p. ; 23 cm, Bibliografia final: p. 345-349.



«A publicação deste Dicionário de Escritoras Portuguesas concretiza um antigo projeto, que teve início em 1985. Nessa época, três professoras de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Natal, decidiram, por própria conta e risco, e muito entusiasmo, investigar a autoria feminina na literatura portuguesa. O grupo era constituído de Constância Lima Duarte, Diva Cunha Pereira de Macedo e Zenóbia Collares Moreira. Depois, à medida que os anos passavam, por diferentes razões a investigação foi sendo interrompida: uma hora era a tese de doutoramento que afastava as pesquisadoras; em outra, o acúmulo de tarefas acadêmicas que as ocupava integralmente. Recentemente, nos demos conta de que o trabalho que nos havia mobilizado por tanto tempo, e preenchido tantas horas e viagens até de nossas férias, estava abandonado há anos. Também nos demos conta da carência de um trabalho que permita fazer um balanço da produção literária feminina portuguesa, e ofereça uma listagem exaustiva de nomes e de obras, para auxiliar os estudantes e demais estudiosos. E decidimos retomar a pesquisa com o grupo assim configurado: Constância, Zenóbia, e Conceição Flores, açoriana residente em Natal, no lugar de Diva Cunha, que no momento dedica-se ao doutorado e à própria poesia.

O dicionário é composto de cerca de duas mil entradas e abarca escritoras consagradas pelo público e pela crítica e outras cujo nome é apenas conhecido em pequenas vilas ou pelos familiares. Resgata escritoras com vasta produção e acolhimento junto ao público da época e caídas, hoje, no ostracismo; identifica pseudónimos através de verbetes remissivos; colige informações dispersas de tempos diferentes, congregando mulheres que ao longo dos séculos têm publicado ou deixado seus textos manuscritos e, posteriormente, redescobertos por investigadores/as. Os verbetes reúnem informações biográficas e bibliográficas, munindo o leitor de dados que, regra geral, ele não encontra agrupados, o que constituí um instrumental indispensável para alunos, professores, investigadores e todos aqueles que se interessam pela literatura escrita por mulheres.»




Dicionário crítico de escritoras brasileiras:  1711-2001Nelly Novaes Coelho


São Paulo : Escrituras, 2002.
752 p. ; 21 x 28 cm; ISBN10: 8575310534



«Este dicionário resulta de um minucioso levantamento da produção literária feminina brasileira, de ontem e de hoje, organizado com o intuito de oferecer um painel abrangente desta literatura e que pudesse servir de fonte para futuros estudos e pesquisas nesta área.


As origens deste dicionário estão nos primeiros estudos sobre literatura contemporânea iniciados na década de 1960, quando Nelly Novaes Coelho era colaboradora do Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo, época que ingressou como docente no curso de Letras da USP. O projeto foi aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e foi-lhe concedida uma Bolsa de Auxílio à Pesquisa (1989-1991). Mais de dez anos depois, a pesquisa se transforma em livro pelo selo Escrituras, um importante registro histórico-literário brasileiro de nossas autoras que, certamente, permanecerá como obra de referência por muitas décadas.

Abrangência da obra:
  • 1711, ano em que nasceu em São Paulo, Teresa Margarida da Silva e Orta, autora do famoso romanceAventuras de Diófanes (1752), descoberta pelos historiadores, como a primeira romancista em língua portuguesa.
  • 2001 - Ano-limite da pesquisa. O volumoso acervo recebido (milhares de livros, currículos, fortunas críticas, cartas etc.) foi selecionado, lido, analisado e transformado em verbetes.»
Fonte: Descrição na página da editora Escrituras.




Fontes / Para saber mais:






Sem comentários:

Enviar um comentário