03/01/2016

Helder Magalhães, as cumplicidades iluminadas

Helder Magalhães (de frente)
Fotografia de Mário Venda Nova, no Facebook.



Vida
HELDER MAGALHÃES nasceu a 9.01.1982, em Azurém, no distrito de Guimarães.
É um escritor, poeta, cronista e contista.

Helder Magalhães - fotografia de © Mar Babo


Estudou na Escola Secundária de Caldas de Vizela e Licenciou-se no Instituto Superior de Gestão Bancária.
Vive atualmente em Tagilde, freguesia de Vizela, no Norte de Portugal, local que o inspiraria a escrever um dos seus livros.
Um acontecimento extraordinária da sua vida, quando ainda era muito jovem, assinalou o seu percurso, permitindo-lhe redescobrir-se como pessoa e, mais tarde, desenvolver “sem mágoas” o prazer da comunicação e da escrita.

Estreou-se literariamente em 2008 com os poemas coligidos em Cúmplices momentos, e ainda com o livro autobiográfico Iluminado: o renascer. Nesta obra, através de uma escrita catártica empreende “uma viagem pelo sofrimento” para afirmar o triunfo da vida e da arte [ouvir excerto lido pelo autor aqui - vídeo].


De seguida, no modo lírico, publica os livros Na fúria do nós (2009) e Dista um palmo, a amplitude do peso que suportas (2014), este em versão manuscrita com “encadernação de costura portuguesa” e em versão impressa.

Entre estas obras poéticas, escreveu as crónicas reunidas em O meu Quitério: aventuras e desventuras de Venceslau na aldeia de Meio Grama (2014) e ainda o conto infanto-juvenil Avicella, a princesa mais bela (2012), com ilustrações de uma aluna do 6º ano do Agrupamento de Escolas Infias-Vizela, pois, como conta o autor, após a escrita da história, estabeleceu uma parceria com o Agrupamento de Escolas “no sentido de promover a conceção da leitura, a ilustração e a dramatização do mesmo.” Desse projeto nasceria este livro, em que se narra a aventura de Margarida, uma menina que irá tentar libertar a princesa Avicella do feitiço que a Bruma Má lhe lançou há muitos anos.

Com o primeiro livro, Iluminado (2008), foi vencedor do Concurso Ministério da Poesia 2008, projeto lançado pela comunidade Worldartfriends editora (WAF).
Participou com  poemas e contos em diversas antologias coletivas e revistas, de que destacamos o texto “Tudo rui menos o aço dos tendões” em 70 poemas para Adorno , antologia de 70 poemas por 70 autores, lançada no âmbito do Festival Literário da Madeira de 2015, ano de efeméride septuagenária da 2ª Grande Guerra.
Partilha com frequência textos seus no Facebook.


Obra
  • Iluminado. Porto: Corpos, 2008 – Col. O Espelho desta Hora”/ 2.ª ed., Coimbra : Temas Originais, 2011.
  • Cúmplices momentos [poesia]. Porto: Corpos, 2008. – Col. “World art friends”.
  • O meu Quitério: aventuras e desventuras de Venceslau na aldeia de Meio Grama [crónicas]. Rio Tinto: Lugar da Palavra, 2014.
  • Na fúria do nós [poesia]. Rev. Vítor da Rocha; Rio Tinto: Mosaico de Palavras, 2009.
  • Avicella, a princesa mais bela. – literatura infanto-juvenil – Ilustrações de Maria Lameiras Dias. Vizela: edição de autor, 2012. – 24 páginas ilustradas.
  • Dista um palmo, a amplitude do peso que suportas [poesia]. Vizela: edição de autor, 2014. – em versão manuscrita e em versão impressa.



Para saber mais:


Sem comentários:

Enviar um comentário